quarta-feira, 18 de junho de 2014

INTERCAMBIO INTERMUNICIPAL


 INTERCAMBIO INTERMUNICIPAL

Agricultores do município de Tapiramutá participam do intercâmbio na propriedade de seu Eduardo Emídio com o objetivo de buscar novos conhecimentos sua propriedade esta  localizada na comunidade de  Barreiros município de Riachão do Jacuipí
O intercambio intermunicipal é uma das ações existentes dentro do Programa Uma Terra Duas Águas, desenvolvido pela Articulação no Semiárido Brasileiro - ASA, financiado pelo BNDES e executado pela Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa este presume a troca de experiências e saberes entre agricultores (a).
Todos estavam bastante curiosos e ansiosos queriam que chegasse logo, fomos recebidos com um grande sorriso de Eduardo Emídio, agricultor que desenvolve o Projeto Produzir e Preservar.

O projeto surgiu há 14 anos com o objetivo de criar alternativas de conviver no Semiárido e transformar a visão distorcida que a mídia tem sobre este região, seu Eduardo no inicio foi chamado de louco.

A propriedade de Seu Eduardo possui 55 tarefas conta com varias alternativas para conviver com o Semiárido, “é uma propriedade praticamente autossuficiente”, fala ele.
Seu Eduardo desenvolve técnicas que utilizam pouca água, além de desenvolver diversas experiências tanto na área de plantios como na criação de pequenos animais como galinhas, peixes e caprinos.  Experimentador, seu Eduardo começou a visita apresentando para os também agricultores (a) o plantio do umbuzeiro árvore que possui grande importância para o nordestino, pois possui um grande potencial de armazenamento de água nas raízes além de oferecer frutos que podem ser transformados em doce, geleia, sucos e outros.



Em sua área existem tecnologias como barreiro-trincheira, umas das alternativas de driblar a longa estiagem e cria alguns peixes. Com a água do Barreiro, de uma cisterna-calçadão e de uma barragem subterrânea, possibilita a Eduardo a criação de animais como também para regar diversas árvores frutíferas presentes na sua propriedade.
Eduardo apresentou um circulo cheio de plantas, galinhas, peixes, muitos não conheciam, mas já mostravam interesse em conhecer. Este círculo no centro da propriedade de Seu Eduardo se tratava de uma mandala, técnica que respeita a agricultura ecológica, onde quanto maior a diversidade de plantas, ou animais como o caso da do seu Eduardo, maior o equilíbrio ambiental e menor o índice de pragas e a necessidade de intervenção.

Outra experiência bastante interessante é o sistema de criação de caprinos de leite  Eduardo em seu rebanho a  2º recordista baiana de leite de cabra e o mais interessante os animais são alimentados com a culturas da caatinga, ele  ainda ajuda na preservação da caatinga fazendo o recaatingamento.

Por fim todos saíram abastecidos de conhecimentos e com uma certeza que é possível viver bem no Semiárido basta buscar técnicas de convivência que possibilita aproveitar a propriedade de maneira ecologia e sustentável.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário