PROGRAMAS CISTERNAS: parceria entre Chapada Forte e Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa, com financiamento do Ministério da Cidadania



A Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa iniciou o Projeto Cisternas, parceria entre o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Circuito do Diamante da Chapada Diamantina (Chapada Forte) e Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa, com financiamento do Ministério da Cidadania. O projeto tem o objetivo de proporcionar o acesso à água de qualidade e em quantidade suficiente para o consumo humano, a famílias de baixa renda e residentes na zona rural, por meio da instalação de cisternas de placas de 16 mil litros para captação e armazenamento de água de chuva, associada à capacitação e formação para a gestão da água. O público alvo potencial são as famílias com renda de até meio salário mínimo per capita, residentes na zona rural dos municípios atendidos pelo projeto. 


O projeto beneficiará 1.727 famílias residentes na zona rural de 15 municípios situados no Piemonte do Paraguaçu(Macajuba, Ruy Barbosa, Itaberaba, Boa Vista do Tupim, Piritiba e Lajedinho) e Chapada Diamantina (Palmeiras, Seabra, Souto Soares, Novo Horizonte, Lençóis, Iraquara, Wagner, Bonito e Ibitiara).


A metodologia do projeto segue três passos base: I - Mobilização e seleção das famílias; II - Capacitação; III - Construção das cisternas. O processo contará com a participação do poder público e das sociedades civis organizadas, através da Comissão Municipal, com a função de planejar a forma de implantação das tecnologias, os critérios de elegibilidade e os procedimentos para a seleção das famílias. 


As famílias beneficiadas deverão atender aos critérios de atendimento progressivo: I Famílias em situação de extrema pobreza (conforme definição do parágrafo único do ART. 18° da Lei n° 5.209/2004); II Famílias com perfil Bolsa Família; III Famílias chefiadas por mulheres; IV Famílias com maiores números de crianças de 0 a 6 anos; V Famílias com maior número de crianças em idade escolar; VI Famílias com pessoas portadoras de necessidades especiais; VII- Famílias chefiadas por idosos (neste caso admite-se renda bruta familiar de até três(3) salários mínimos). Os domicílios devem possuir telhado superior a 40 metros quadrados.  


Serão realizadas capacitações de Gestão de Recursos Hídricos para o Consumo Humano (GRH) que abrange temas ligados a finalidade da água e os cuidados do armazenamento da água para consumo humano. A capacitação será realizada em dois dias consecutivos, totalizando 16 horas.


A construção da cisterna no domicílio do beneficiário deverá ser iniciada apenas após a confirmação da participação da capacitação de Gestão de Recursos Hídricos para o Consumo Humano (GRH).




CISTERNAS DE PLACA 



A cisterna de placas é um tipo de reservatório de água cilíndrico, coberto e semi enterrado, que permite a captação e o armazenamento de águas das chuvas a partir do seu escoamento nos telhados das casas, por meio da utilização de calhas de zinco ou PVC. O reservatório, fechado, enterrado no chão aproximadamente dois terços de sua altura e construído próximo à casa da família, é protegido da evaporação e das contaminações trazidas pelo ar. 


As cisternas que serão construídas possuem capacidade de armazenamento de 16 mil litros de água, que devem ser destinados para o consumo doméstico dos moradores do domicílio, serão instalados dispositivo automático para proteção da qualidade da água. A família beneficiada receberá filtro de barro de 8 litros com vela para tratamento da água, sendo esse equipamento considerado um dos mais eficientes para a retenção de partículas e microrganismos com potencial para causarem doenças. 



-


🚩 Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa: No CTL (Centro de Treinamento de Líderes) de Ruy Barbosa: Rua Antônio Novais s/n, Folga, Ruy Barbosa. 

_


Comentários

  1. Porque Tapiramutá focou de fora estou precisando de uma cisterna na roça

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Edital de convocação da Assembleia Geral Ordinária da Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa

Monitoramento Cáritas Regional Nordeste 3 - Bahia e Sergipe

Saneamento e sustentabilidade: Cáritas capacita famílias para implementação da tecnologia Bioágua, transformando desafios em oportunidades no interior baiano