quarta-feira, 24 de agosto de 2022

PROGRAMAS CISTERNAS: parceria entre Chapada Forte e Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa, com financiamento do Ministério da Cidadania



A Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa iniciou o Projeto Cisternas, parceria entre o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Circuito do Diamante da Chapada Diamantina (Chapada Forte) e Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa, com financiamento do Ministério da Cidadania. O projeto tem o objetivo de proporcionar o acesso à água de qualidade e em quantidade suficiente para o consumo humano, a famílias de baixa renda e residentes na zona rural, por meio da instalação de cisternas de placas de 16 mil litros para captação e armazenamento de água de chuva, associada à capacitação e formação para a gestão da água. O público alvo potencial são as famílias com renda de até meio salário mínimo per capita, residentes na zona rural dos municípios atendidos pelo projeto. 


O projeto beneficiará 1.727 famílias residentes na zona rural de 15 municípios situados no Piemonte do Paraguaçu(Macajuba, Ruy Barbosa, Itaberaba, Boa Vista do Tupim, Piritiba e Lajedinho) e Chapada Diamantina (Palmeiras, Seabra, Souto Soares, Novo Horizonte, Lençóis, Iraquara, Wagner, Bonito e Ibitiara).


A metodologia do projeto segue três passos base: I - Mobilização e seleção das famílias; II - Capacitação; III - Construção das cisternas. O processo contará com a participação do poder público e das sociedades civis organizadas, através da Comissão Municipal, com a função de planejar a forma de implantação das tecnologias, os critérios de elegibilidade e os procedimentos para a seleção das famílias. 


As famílias beneficiadas deverão atender aos critérios de atendimento progressivo: I Famílias em situação de extrema pobreza (conforme definição do parágrafo único do ART. 18° da Lei n° 5.209/2004); II Famílias com perfil Bolsa Família; III Famílias chefiadas por mulheres; IV Famílias com maiores números de crianças de 0 a 6 anos; V Famílias com maior número de crianças em idade escolar; VI Famílias com pessoas portadoras de necessidades especiais; VII- Famílias chefiadas por idosos (neste caso admite-se renda bruta familiar de até três(3) salários mínimos). Os domicílios devem possuir telhado superior a 40 metros quadrados.  


Serão realizadas capacitações de Gestão de Recursos Hídricos para o Consumo Humano (GRH) que abrange temas ligados a finalidade da água e os cuidados do armazenamento da água para consumo humano. A capacitação será realizada em dois dias consecutivos, totalizando 16 horas.


A construção da cisterna no domicílio do beneficiário deverá ser iniciada apenas após a confirmação da participação da capacitação de Gestão de Recursos Hídricos para o Consumo Humano (GRH).




CISTERNAS DE PLACA 



A cisterna de placas é um tipo de reservatório de água cilíndrico, coberto e semi enterrado, que permite a captação e o armazenamento de águas das chuvas a partir do seu escoamento nos telhados das casas, por meio da utilização de calhas de zinco ou PVC. O reservatório, fechado, enterrado no chão aproximadamente dois terços de sua altura e construído próximo à casa da família, é protegido da evaporação e das contaminações trazidas pelo ar. 


As cisternas que serão construídas possuem capacidade de armazenamento de 16 mil litros de água, que devem ser destinados para o consumo doméstico dos moradores do domicílio, serão instalados dispositivo automático para proteção da qualidade da água. A família beneficiada receberá filtro de barro de 8 litros com vela para tratamento da água, sendo esse equipamento considerado um dos mais eficientes para a retenção de partículas e microrganismos com potencial para causarem doenças. 



-


🚩 Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa: No CTL (Centro de Treinamento de Líderes) de Ruy Barbosa: Rua Antônio Novais s/n, Folga, Ruy Barbosa. 

_


Um comentário:

  1. Porque Tapiramutá focou de fora estou precisando de uma cisterna na roça

    ResponderExcluir