segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

FAMÍLIAS DE LENÇÓIS RECEBEM CAPACITAÇÃO DE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS PARA CONSUMO HUMANO

GRH Comunidade Riachãozinho de Lençóis 

Durante o mês de novembro a Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa realizou formações de Gestão de Recursos Hídricos para Consumo Humano no município de Lençóis, com os beneficiários do Programa Cisternas, projeto realizado em parceria com o Consórcio Chapada Forte e financiamento do Ministério da Cidadania.

GRH comunidade do Remanso 

Os encontros aconteceram nas comunidades do Riachãozinho, Remanso e Tanquinho de Lençóis, reunindo participantes das 103 famílias que estão sendo beneficiadas com a tecnologia de captação da água das chuvas, para refletirem o papel da comunidade no processo de implantação do programa, bem com temas relacionados à água, prevenção ambiental e cooperativismo. As comunidades beneficiadas pelas Programa Cisternas no município de Lençóis, utilizam a água dos rios para beber, cozinhar e para a agricultura, por não receber nenhum tipo de tratamento a água possui elevado teor de bactérias nocivas à saúde e a comunidade sofre com o alto índice de verminoses.

GRH em Tanquinho de Lençóis
A chegada das Cisternas era muito esperada pelas pessoas que já entendem a necessidade do consumo de uma água de qualidade: “ Busco água na cisterna da minha sogra porque não acho que devemos tomar a água do rio, mas quando não tem jeito tomamos a do rio mesmo, agora com a cisterna em casa vou economizar para sempre ter água”.(Vanessa Silva)



A participação nos encontros da Secretaria de Agricultura do município reiterou a importância do cuidado com as pessoas do campo, implantando tecnologias que melhorem a vida dos homens e mulheres que vivem da pesca, da agricultura familiar e do turismo, como as famílias rurais de Lençóis. A Secretaria de Saúde também participou realizando ações para conscientização da prevenção de doenças e a importância de realizar exercícios de alongamento para prevenir lesões durante as atividades do campo.


Durante os encontros as comunidades relataram as dificuldades enfrentadas em relação à água, a poluição dos rios, muitos ainda carregam água em jegues e na cabeça para poder ter água em casa.



As comunidades sofrem com a falta de água, pois mesmo tendo os rios que não secam, falta água limpa para beber, uma realidade que será transformada na vida das famílias que receberão as cisternas.

CÚRIA: No CTL (Centro de Treinamento de Líderes) de Ruy Barbosa, Rua Antônio Novais s/n. Folga, Ruy Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário