segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

AÇÃO CÁRITAS DIOCESANA DE RUY BARBOSA REALIZA CAPACITAÇÕES DE GESTÃO EM RECURSOS HÍDRICOS NO MUNICÍPIO DE MACAJUBA

 

Curso GRH Colégio José Pires - Macajuba

A Capacitação em Gestão em Recursos Hídricos (GRH) é uma das etapas que a família beneficiadas pelo Programa Cisternas precisa participar antes da implantação da tecnologia em sua propriedade, no mês de janeiro as capacitações aconteceram no município de Macajuba, onde o Programa Cisternas beneficiará 103 família com cisternas de captação de água da chuva para consumo humano.

Curso GRH Associação Navegantes 

Os cursos foram realizados na Associação Comunitária da Iramaia, na Associação Comunitária dos Navegantes e na sede do município, reunindo as famílias beneficiadas para um diálogo que abordou temas relacionados à preservação ambiental, qualidade da água, saúde, uso correto da bomba para não contaminação da água das cisternas e o cooperativismo. As comunidades rurais de Macajuba sofrem com a escassez de fontes hídricas naturais, muitas regiões possuem apenas tanques de chão e contam com os abastecimentos por caminhões carro pipa disponibilizados pela prefeitura, no período de seca extrema.

Curso GRH Associação  Comunitária Iramaia 

A região não favorece a escavação de poços artesianos, sendo possível apenas o armazenamento da água das chuvas em tanques, barragens, açudes e cisternas para o abastecimento das famílias e consumo dos animais. Não há bombeamento da água até as residências, os moradores utilizam jegues, carrinhos de mão, e baldes para abastecer as casas. A água de beber é compartilhada pelo vizinho ou parente que já possua cisternas ou comprada.

"Pego água da casa do meu pai para beber, porque ele já tem uma cisterna, mas para as outras coisas: lavar prato, banheiro, arrumar a casa, pego no açude que fica perto de casa, coloco água no tanque de 1.000 litros, quando acaba, a gente busca para encher de novo.“ (Railda Ferreira Silva)

O Programa Cisternas, realizado em parceria com o Consórcio Chapada Forte e financiado pelo Ministério da Cidadania, garante a independência hídrica das famílias beneficiadas pela tecnologia de captação de armazenamento da água da chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário