Campanha chama atenção sobre importância do voto consciente
Entidade usa diversos formatos
de comunicação para sensibilizar população
Por Rafael Lopes
Buscando sensibilizar a população
na Bahia e em Sergipe sobre o comprometimento das pessoas com a escolha
responsável de candidatos e candidatas às eleições municipais em 2024, a
Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3 junto com suas 20 entidades membro
espalhadas nos territórios, lançou a campanha Voto Consciente: poder de
escolha, voz de mudança. A iniciativa segue em curso ao longo dos meses de
agosto, setembro e outubro.
A campanha surgiu a partir do
olhar de possível transformação social por meio das juventudes, sobretudo as
pessoas que estão votando pela primeira vez nas eleições de 2024 para o vereador
(a) e prefeito (a). Durante o período eleitoral, serão veiculados nas redes
sociais da Cáritas NE 3 (@caritasne3) e de suas entidades membro, bem como nos
espaços físicos em atos de rua no Grito dos Excluídos e das Excluídas, diversos
materiais comunicando a importância do voto consciente.
A Cáritas NE 3 possui uma
comissão do Programa Infância, Adolescência e Juventudes (PIAJ) que pensa e
articula ações voltadas para o público supracitado trazendo como norte temas em
discussão na sociedade e demandas das próprias comunidades onde a Cáritas está
inserida e executa projetos sociais na perspectiva da emancipação cidadã.
A campanha atual da Cáritas conta
com parceiros como Misereor, KNH Brasil, Kindermissionwek, Cáritas Alemanha, Ministério
Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha.
Histórico de incidência
política
A atuação da Cáritas NE 3 é
sempre no caminho da busca pela efetivação e garantia de direitos para as
pessoas. Surgido no ano de 1988, o regional Nordeste 3 da Cáritas Brasileira
tem 36 anos, data da democracia brasileira. Nesse sentido, a entidade já
fomentou outros momentos de incidência política como nas eleições de 2022,
quando ativou a campanha “+ Democracia, + Direitos. Essa luta é nossa.”
Na oportunidade foram desenvolvidos
materiais como faixas, ventarolas, adesivos, pirulitos, cartazes e conteúdos
para redes sociais e também foi produzida uma carta de compromisso pelas
comunidades quilombolas, onde os candidatos a governador e parlamentares
assinaram se comprometendo a ter um olhar atento e sensível com as demandas dos
povos tradicionais.
Comentários
Postar um comentário