sexta-feira, 9 de novembro de 2012

NOTA DE REPÚDIO ÀS DECLARAÇÕES DO DEPUTADO LUCIANO SIMÕES

Nós, bispos diocesanos de Amargosa e Ruy Barbosa, queremos de público manifestar nosso repúdio às declarações do deputado Luciano Simões acusando nossas Dioceses de fazerem parte do que ele chama de “mensalinho baiano”.

Reafirmamos a nota pública da ASA-BAHIA, da qual as nossas Cáritas Diocesanas fazem parte e são responsáveis diretas pela execução dos projetos dentro do Programa Água Para Todos.

As ações de convivência com o semiárido tem uma longa história cujo nascedouro conta com a participação intensa e direta da Igreja desde a década de 1970, quando a CNBB promovia seminários na Região Nordeste para discutir as questões relacionadas à seca. As Dioceses, juntamente com outras organizações da sociedade civil, sempre foram comprometidas na luta pelas transformações sociais que garantam vida digna às populações do semiárido brasileiro. Ficamos muito felizes quando essas iniciativas se tornaram políticas públicas assumidas pelo Governo no âmbito federal e estadual.

Com base nessa longa história de compromisso aceitamos o desafio de continuar a implementação dessas ações com recursos públicos. E o fazemos com lisura, transparência e eficácia comprovadas, tanto pela população beneficiária, quanto pelos órgãos públicos de controle e fiscalização.

Repudiamos, portanto, a declaração acusatória feita de forma leviana e inconsequente de que tenhamos cofres alimentados indevidamente com dinheiro público. As cisternas e outros sistemas de captação de água de chuva para a produção de alimentos que foram construídos em convênios anteriores foram fiscalizados e aprovados. Isso comprova a nossa experiência, o nosso conhecimento e domínio dessas tecnologias sociais bem como a nossa seriedade no trato com os recursos destinados ao sofrido povo do sertão baiano.


Salvador, 08 de novembro de 2012


Dom João Nilton dos Santos Souza- Bispo Diocesano de Amargosa

Dom André de Witte - Bispo Diocesano de Ruy Barbosa



Nenhum comentário:

Postar um comentário