SEMANA DA SOLIDARIEDADE

Todo ano, na semana de 05 a 12 de novembro, a rede Cáritas do Brasil celebra a Semana da Solidariedade. É um momento dedicado à celebração, à reflexão e à ação solidária ao qual todas as comunidades são convidadas.
A cada ano a Semana tem um tema; o de 2013 é “SOLIDARIEDADE E JUSTIÇA SOCIAL”, em consonância com o tema da campanha mundial que a Cáritas Internacional lançará dia 10 de dezembro/13 (Dia Internacional dos Direitos Humanos) – “Uma família humana sem fome e sem pobreza: pão e justiça para todos”.
Este ano a Cáritas Diocesana celebrou a Semana da Solidariedade juntamente com a Paróquia Santo Antonio, de Ruy Barbosa, que celebrará seus 130 anos de criação em 2014.
A abertura da Semana e do Ano Jubilar da Paróquia aconteceu na noite de 14 de novembro, durante a Assembleia Diocesana, com uma celebração no pátio do CTL. O tema da celebração foi a solidariedade e nada melhor para representar a solidariedade do que a participação da Diocese na campanha para ajudar o Haiti, quando foi devastado por um terremoto em 12 de janeiro de 2010 - no qual morreu a Drª Zilda Arns, da Pastoral da Criança. Ao lado da luta por justiça e políticas públicas, esse é o verdadeiro sentido da solidariedade – se ajuda a quem está perto mas também a quem está muito longe e que a gente nem conhece.
Nossas atividades continuaram – e continuam ainda... – com mutirões para a construção de uma casa no Orobozinho, para arrumação de uma praça para a comunidade do Cruzeiro do Sul, para a construção de canteiros econômicos na Casa do Idoso (aqui os trabalhos foram concluídos com um delicioso almoço oferecido pela Casa, com a participação de Dom André e Claudio/seminarista), com uma roda de conversa sobre “Solidariedade e Justiça Social”.
Essa Semana da Solidariedade, que teve celebração – reflexão – gesto concreto, foi encerrada com uma missa na Catedral, mas muitas ações ainda serão realizadas até agosto de 2014 quando se completarão os 130 anos da Paróquia e os 20 anos de bispado de Dom André.
‘O objetivo do ano jubilar é despertar no Povo de Deus o desejo de viver a fé e assumir os compromissos de nosso batismo. Nos dias atuais não há espaço para ser católico só de nome ou por tradição. Precisamos fazer a opção de orientar a nossa existência a partir de Cristo, viver na comunidade, alimentar a nossa fé pela Palavra e sermos sustentados pela Eucaristia e pala caridade. As atividades a serem realizadas durante o ano jubilar não podem se tornar meros eventos, mas oportunidades aos cristãos de aprofundar e crescer na fé, na vida familiar e comunitária rumo ao engajamento nas comunidades e pastorais’, como consta do documento preparatório.
Que a Semana da Solidariedade possa, nos próximos anos, se tornar uma prática na rede de comunidades da Diocese de Ruy Barbosa!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Edital de convocação da Assembleia Geral Ordinária da Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa

Monitoramento Cáritas Regional Nordeste 3 - Bahia e Sergipe

Saneamento e sustentabilidade: Cáritas capacita famílias para implementação da tecnologia Bioágua, transformando desafios em oportunidades no interior baiano