quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

AS PAISAGENS REBROTAM NO SEMIÁRIDO BAIANO

Eu já disse, mas vou repetir: não se represa um rio, não se engana a natureza, faça a represa o que quiser, pois o rio cedo ou tarde vai arranjar um jeito de rasgar a terra, abrir um caminho, e voltar a correr em seu leito de origem.
                                                                                              (Fernando Pessoa)

As chuvas mudaram o cenário do semiárido baiano. As paisagens se renovaram e mostraram vida e cor em todas as plantas nativas da nossa caatinga; as plantas cinzentas se tornaram uma linda vegetação verdosa.
Os agricultores estão demostrando grande felicidade em ver seus barreiros cheios. Esse é o caso do senhor Lailton Silva Macedo, que participou do Projeto Água Para Todos, financiado pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e SDR (Secretaria do Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia).




Porém precisamos ficar cada vez mais atentos ao consumo de água, pois existe uma grande probabilidade de as chuvas diminuírem 40% abaixo da média por causa do fenômeno El Niño. Segundo a Agência Espacial Norte-americana (NASA), o El Niño registrado no período 2015/ 2016 deve se igualar ao de 1997/1998, o mais forte já identificado até o momento. O fenômeno climático é caracterizado pelo aquecimento fora do normal das águas superficiais e subsuperficiais do Oceano Pacifico Equatorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário