sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

“HOJE ME SINTO MAIS MULHER, COM A AGRICULTURA FAMILIAR”.


No município de Macajuba-Ba, na Comunidade do Agrário, mora Neide e suas filhas. Há 4 anos essa família vem desenvolvendo um belo trabalho na agricultura familiar com a cisterna de enxurrada. A agricultora conta com ajuda de sua filha Daniela, que cuida dos canteiros e ajuda nas vendas das hortaliças na feira nos dias de sexta-feira e sábado.
“Apesar da cisterna ser da minha irmã Cremilda, ela divide o espaço comigo; produzo o ano inteiro e meus canteiros são compostos de alface, coentro, cebolinha verde, rúcula, couve, quiabo e hortelã-verde. Hoje me sinto mais mulher, pois garanto uma renda para o sustento da minha família e a alimentação das minhas filhas mudou bastante. Conquistamos com a prefeitura de Macajuba um espaço na feira para barracas; e essas barracas são para a agricultura familiar, para quem trabalha com produtos naturais”, afirma Neide.
Com orgulho a agricultora mostra a sua barraca, que é de cor verde por representar alimentos orgânicos. A mesma afirma que essa foi uma conquista realizada a partir de uma parceria entre Associação dos Agricultores Familiares e a prefeitura local. Diz ainda que é do cultivo e da venda dos produtos orgânicos que tira todo o sustento familiar o qual só é possível devido a utilização da água da cisterna de enxurrada, pois assim ela pode molhar sua plantação em tempos de estiagem e garantir a colheita.

A agricultora é um exemplo de determinação e por ser tão guerreira e possuir perfil, conquistou uma cisterna de calçadão, pelo projeto água para todos financiado pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome), a ASA (Articulação Semiárido Brasileiro) e SDR (Secretaria do Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário