terça-feira, 1 de agosto de 2023

CAPACITAÇÕES PARA GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS NO MUNICÍPIO DE IRAQUARA

 


As Capacitações em Gestão de Recursos Hídricos(GRH) realizadas pela Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa, através do Programa Cisternas, uma parceria com o Consórcio Chapada Forte, tem a finalidade de capacitar as famílias beneficiárias para obterem um melhor uso da tecnologia. Durante os cursos são abordados temas relacionados ao cuidado com a água das cisternas, doenças transmitidas pela água, preservação ambiental, cooperativismo dentro nas comunidades, a importância da busca por políticas públicas de transformação social e convivência no Semiárido Brasileiro.


No município de Iraquara as famílias beneficiadas passaram pela etapa de capacitação nos meses de março e julho, na sede do município e nas comunidades São José, Queimada I e Queimada Grande. O município de Iraquara fica na Chapada Diamantina, possui mais de 80 comunidades rurais e faz parte da Diocese de Irecê.


A população vive do trabalho nas lavouras de tomate e pimentão, do trabalho na Indústria de produção de biodiesel e do auxílio para famílias de baixa renda do Governos Federal. A maioria das comunidades rurais não possui


abastecimento de água potável, os caminhões pipas abastecem os reservatórios com água salobra, usada apenas nas atividades domésticas, para o consumo humano eles utilizam água das cisternas dos vizinhos ou compram água mineral.


Algumas localidades possuem sistemas de poços artesianos, que bombeiam água para caixas nas regiões altas dos povoados, que depois é distribuída para as residências, no entanto, esta água não possui tratamento e por muitas vezes o cano entope e a comunidade fica sem água. No período de menor incidência das chuvas as comunidades sofrem com a falta da água, pois o solo do município não favorece a escavação de tanques de barros, sendo feitas barragens de lonas para represar água.

A chegada das cisternas nos municípios, traz esperança na vida das comunidades que agora terão como captar a água da chuva, transformando a realidade de milhares de pessoas no Semiárido Brasileiro, trazendo dignidade, segurança alimentar e justiça social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário