PROJETO CISTERNAS

Capacitação de Monitores de GRH


 

A Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa, através do Projeto Cisternas, realizou nos dias 30 e 31 de outubro do corrente ano a capacitação de Monitores de GRH (Gerenciamento de Recursos Hídricos). Sob a assessoria de Alex Fábio, técnico em Agropecuária e licenciado em Letras pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia), foram capacitados 30 novos monitores que posteriormente capacitarão as famílias beneficiárias do Projeto com a cisterna de consumo humano de 16m³.

O conteúdo abordado durante os dois dias de capacitação enfatizou a Convivência com o Semiárido, as especificidades do clima e suas potencialidades, as Políticas Públicas adequadas à região, os cuidados com a cisterna e o tratamento e uso responsável da água.

Na avaliação dos participantes, foi um momento de formação muito rico, com o material impresso (apostila) bem elaborado e de fácil entendimento, enriquecido pela metodologia com recursos didáticos que facilitaram o entendimento.

Segundo Adriano Santos Lisboa (estudante de Agropecuária), o curso mostrou que os problemas enfrentados pela população do Semiárido podem ser solucionados a partir de estratégias simples.

A integração e troca de experiências entre os(as) participantes tornaram a capacitação mais dinâmica e significativa.

Seguindo essa dinâmica de agregar pessoas, a ASA vai se expandindo e se revigorando com o sangue novo que é cada jovem monitor(a) que a partir de agora caminhará conosco.

Juntos(as) somos a força do Semiárido e sementes de transformação!!!



 


O Projeto Cisternas, executado pela Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa em convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES), realizou diversas ações que resultaram numa melhora significativa na vida das famílias da microrregião de Ruy Barbosa.


Capacitação de facilitadores de GRH (Gerenciamento de Recursos Hídricos)
Essas ações não se restringem à construção de cisternas; embora seja esse o título do Projeto, outros aspectos são considerados e dentre eles se destaca a importância de preparar as famílias para gerenciar a água e cuidar, da melhor maneira possível, da tecnologia conquistada. Com o objetivo de qualificar as pessoas responsáveis pelos cursos para as famílias, o Projeto realizou uma capacitação para 30 facilitadores de GRH com duração de dois dias, monitorado por Claudio Adão Dourado, Técnico em Agropecuária e Instrutor de GRH.



Curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH)
GRH Itaberaba
O Projeto Cisternas já realizou 32 cursos de GRH (Gerenciamento de Recursos Hídricos) em diversos municípios da nossa área de atuação, No território Piemonte do Paraguaçu, foram contemplados os municípios de Itaberaba, Ruy Barbosa, Lajedinho, Boa Vista do Tupim e Tapiramutá, no Território Bacia do Jacuipe os municípios  Ipirá e Várzea do Poço,  no território Chapada Diamantina realizamos cursos nos municípios Andaraí e Itaeté.  Já são 1028 famílias capacitadas acerca dos cuidados e manutenção da cisterna , uso correto e tratamento  adequado com a água para o consumo humano. Para essa formação contamos com a assessoria de Ubiranei Oliveira, Leticia Fausto, Érica Maria Souza, Monica Araujo, Valtemi Sobral, Clara Santos e Guilherme Henrique.
Preparar as famílias antes de receber a cisterna é uma medida preventiva para evitar o desperdício a contaminação da água bem com a deterioração da tecnologia.



 

Curso de confecção de Bomba d’Água Manual.

A Bomba d’Água Manual é um instrumento importante para a manipulação da água, pois evita a imersão de vasilhas dentro da cisterna e dispensa a abertura freqüente da tampa minimizando assim a possibilidade de contaminação e a perda de água pela evaporação. Por se tratar de uma tecnologia popular, é possível confeccioná-la em qualquer lugar, como o terreiro da casa. O curso para novos bombeiros teve a duração de dois dias e capacitou 30 pessoas sob as orientações do instrutor Aquibaldo Rocha.






Capacitação os Agentes Comunitários de Saúde

Bonito-Ba
Ipirá-Ba
Itaeté-Ba
  







O(a) Agente Comunitário(a) de Saúde exerce uma função importantíssima na vida das pessoas, pois está presente de forma significativa junto às famílias auxiliando-as na prevenção de doenças, acompanhando o tratamento e a recuperação de problemas de saúde, vacinação... enfim, contribuindo para que a população realmente tenha uma vida saudável.
Em muitas localidades o(a) Agente é a única fonte de informação sobre a sua saúde a que as pessoas têm acesso. Sua presença regular junto às famílias, os conhecimentos que leva e o profissionalismo com que atua gera uma relação de confiança que é fundamental para que suas orientações sejam acatadas e respeitadas.
Reconhecemos a importância social desse profissional que luta em favor da vida, principalmente onde ela está mais ameaçada, e desejamos contar com essa forte parceria na grande missão de desenvolver de forma sustentável e saudável o nosso semiárido.   
Essa é a importância de que o(a) Agente esteja em constante formação – e o Projeto Cisternas vem para somar forças nessa caminhada.
Realizamos formação com os(as) Agentes que atuam nas comunidades rurais de 11 municípios, onde foram abordados os seguintes assuntos: Convivência com o Semiárido, tratamento adequado e manejo da água e da cisterna de consumo humano, doenças causadas pela água contaminada e/ou poluída e as medidas preventivas necessárias para evitar tais problemas. 
Para realização destas capacitações, contamos com os(as) monitores(as) Claudio Adão, Rosemary e Andrea Cerqueira e a parceria das Secretarias de Saúde de cada município na articulação do evento.