quinta-feira, 28 de setembro de 2023

CAPACITAÇÕES EM GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS EM LAJEDINHO

 

 

               “É no Semiárido que a vida pulsa, é no Semiárido que o povo resiste!”

 

A Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa, em parceria com o Consórcio Chapada Forte, vem implantando 103 cisternas de 16 mil litros de água para consumo humano no município de Lajedinho, atendendo prioritariamente as comunidades que não possuem acesso a nenhuma fonte hídrica. O Programa Cisternas, além de implantar a tecnologia nas propriedades, realiza capacitações com as famílias beneficiadas, para instruir o melhor uso das cisternas.


 As Capacitações em Gestão de Recursos Hídricos (GRH) aconteceram no município de Lajedinho nos meses de abril e agosto reunindo os beneficiários em tornos de temáticas relevantes para a vida nas comunidades, os cursos foram ministrados por agentes da Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa, Técnicos em Agropecuária e Agrônomos. 

 


Os cursos são realizados em dois dias, nos encontros são debatidos temas relacionados com a convivência no Semiárido, conflitos hídricos, doenças transmitidas pela água, tratamento da água, meio ambiente, cuidado com as cisternas, políticas públicas e o processo de construção das cisternas. 

 


Lajedinho é um município com realidades diferentes em relação à água, algumas comunidades são banhadas pelo rio Utinga, outras comunidades possuem água encanada, em algumas comunidades encontramos poços artesianos e tanques de barros, as comunidades mais distantes sofrem sem acesso nenhum à água e precisam percorrer longas distâncias para buscar água para as atividades diárias.

 


 A chegada das cisternas de 16 mil litros nestas comunidades representa não apenas o acesso à água potável, mas a independência hídrica, o acesso à água em sua propriedade sem precisar recorrer aos vizinhos. A tecnologia de captação da água da chuva para consumo humano é uma conquista para famílias que residem no Semiárido, por garantir água de qualidade durante os períodos de seca.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário