quinta-feira, 28 de setembro de 2023

TREINAMENTO PARA CONSTRUÇÃO DE CISTERNAS




Dentre as várias atividades do Programa Cisternas, que beneficiam famílias do Semiárido brasileiro com tecnologias de captação de água da chuva, acontecem os treinamentos para construção de cisternas, curso com a finalidade de demonstrar o processo de construção das cisternas e capacitar novos cisterneiros, que aprendem uma nova atividade econômica e atuam no Programa na parte de construção das tecnologias.



Os participantes do curso, além de praticarem a parte prática da construção das cisternas, recebem instruções sobre o funcionamento e importância do Programa para a região Semiárida, instruções de responsabilidade na construção da tecnologia, relação interpessoal com as famílias e princípios éticos da entidade. No mês de setembro foi realizado, no município de Macajuba, um treinamento com a participação de 10 moradores da zona rural do município, alguns já trabalhavam na função de ajudantes de pedreiros e viram no curso a oportunidade de aprender uma nova atividade econômica. 




O treinamento teve a duração de 5 dias onde foram construídas 4 cisternas de 16 mil litros na comunidade Navegante, os participantes receberam um Kit com ferramentas de construção e gratificação pelas tecnologias construídas. O Programa Cisternas vai além da entrega de cisternas para as famílias que vivem na zona rural de regiões Semiáridas, ele busca uma transformação social, despertado em jovens e adultos as possibilidades de geração de renda, ensinando uma atividade, uma ocupação, muitos destes cisterneiros viram pedreiros e passam atuar na construção civil. 




O Programa Cisternas está atuando em 15 municípios da região da Chapada Diamantina e Piemonte do Paraguaçu através do Consórcio Chapada Forte em parceria com a Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa que há mais de 20 anos vem atuando com tecnologias de convivência no Semiárido Brasileiro. 

















Nenhum comentário:

Postar um comentário